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Erros que podem destruir a sua estratégia de ação promocional!

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Campanhas de ação promocional são as maiores estratégias para fortalecer a marca e impulsionar as vendas, mas precisam ser pensados com cautela! Confira nossas dicas abaixo.

Promoção é um termo popular e, com certeza, atrativo para todos nós. E a prova disso está em como podemos visualizar, facilmente, um aumento exponencial dos resultados de empresas que trabalham corretamente com estratégias de campanhas promocionais, seja dentro ou fora de sazonalidades como o Natal, dia dos pais ou das mães, ou até mesmo a famosa Black Friday.

No entanto, tais tipos de campanha merecem uma atenção especialmente, principalmente no que diz respeito ao seu planejamento e estratégia, uma vez que pequenos deslizes podem botar tudo a perder, gerando prejuízos ao invés de ganhos.

Veja abaixo alguns dos erros mais comuns que podem fazer com que sua campanha não atinja os objetivos necessários.

Não planejar a comunicação com o seu público

O planejamento é a etapa fundamental para qualquer processo, sendo imprescindível quando falamos de campanhas promocionais.

É nessa etapa que se define o coração da campanha: o tema.

Sobre o que sua empresa irá falar? Por que? Com quem? E com qual objetivo?

O momento ideal para responder a essas perguntas é a etapa de planejamento, justamente porque é a partir dali que serão definidos todos os passos fundamentais para sua construção como, por exemplo: público-alvo, tom de voz, canais de comunicação (digital e offline), entre outros.

É a partir disso também que será possível definir metas claras e objetivas, seja para geração de leads, aumento das vendas ou o sucesso de lançamento de um novo produto. Sem esses dados em mãos, é possível que o orçamento ultrapasse o montante disponível, ou até mesmo que não se tenha recursos humanos necessários para conduzir corretamente a campanha, ou pior, que ela não se comunique com o público necessário, se tornando um fiasco.

Não estabelecer um cronograma

O maior diferencial das ações promocionais é que elas têm uma data definida para começar e para terminar, sendo este o fator responsável por gerar interesse nos consumidores, que se veem tentados a aproveitar uma oportunidade única, exclusiva e limitada.

Não estabelecer um cronograma para as tarefas pode acarretar em duas coisas: o atraso no início da campanha ou uma duração excessiva.

No primeiro caso, o atraso pode fazer com que sua empresa perca a janela de oportunidade.

Imagine o seguinte: você está preparando uma ação de Dia dos Pais, mas as suas tarefas, que deviam iniciar meados de junho, só começaram na última semana de julho. Provavelmente, todo o lançamento da ação irá ultrapassar o pico de vendas que acontece nos dias que antecedem o domingo de dia dos pais. Dessa forma, não há mais sentido em divulgar sua campanha.

Já no caso de uma duração muito exagerada, os consumidores podem perder o interesse. Se seguirmos o mesmo exemplo de uma ação para os pais, é fácil perceber que o tempo ideal da campanha deve girar próximo à data. Caso ela seja estendida para meses antes, iniciando em abril ou maio, por exemplo, os consumidores não vão enxergar aquilo como uma promoção, perdendo o interesse pelo seu produto.

Não avaliar os resultados

Apesar de parecer uma etapa óbvia, muitas empresas não avaliam corretamente os resultados da sua campanha promocional.

Avaliar resultados não diz respeito apenas a valores e volume de vendas, mas sim verificar como foi a condução de cada etapa, cumprimento do cronograma, comunicação, etc.

É por meio dessa etapa, que acontece após a conclusão da campanha, que você pode verificar quais foram os acertos e erros em todo o processo, para que, a partir daí, possa se preparar para a próxima ação de forma muito mais coerente e assertiva.

A Petink conta com mais de 30 anos de história no mercado de comunicação visual. Auxiliamos você na construção de um PDV que é capaz de fazer saltar aos olhos dos consumidores o que há de melhor no seu produto.

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