Fidelizar o público não é uma tarefa fácil, mas que pode ser simplificada ao estabelecer alguns pilares na identidade da sua marca. Entenda tudo no texto abaixo.
Quando o assunto são estratégias de marketing, existem muitas ações que podem ser realizadas, as quais vão desde simples pontos de vendas, até campanhas promocionais de peso, com grande investimento e divulgação.
Independentemente do caminho escolhido, todas as estratégias passam por uma base em comum, que irá definir a forma de trilhar os caminhos e construir toda a comunicação: a identidade de marca.
Acompanhe o material que preparamos a seguir para entender ao que se refere a Identidade de Marca e como aplicá-la no dia a dia da sua empresa.
Identidade de Marca: um conceito além da comunicação
Diferentemente da Identidade Visual, a Identidade de Marca é um conceito quase filosófico, que retrata, entre outras coisas, o posicionamento de uma empresa dentro do mercado, abordando diversos pontos como:
- Missão, visão e valores;
- Público-alvo;
- Estilo de vida e experiência dos usuários;
- Significados e mentalização.
Para entender melhor o conceito, pense na seguinte reflexão: o que vem à sua cabeça quando ouve o nome de grandes players do mercado como Coca-Cola, Apple ou Amazon?
Provavelmente a resposta não está apenas em uma tipografia simbólica ou um logo marcante, mas sim em um estilo de vida e em experiências únicas obtidas a partir daquela marca, e isso é a Identidade.
Dimensões da Identidade de Marca
A Identidade de Marca está presente em uma série de dimensões, sejam elas físicas ou subjetivas. Entender tais aspectos é fundamental para conectar sua identidade a uma comunicação visual coerente.
Física
Refere-se a tudo o que torna uma marca única, como sua identidade visual e aplicações físicas ou digitais em produtos e serviços.
Cultural
Diz respeito aos valores de uma empresa, os quais estão alinhados com seu posicionamento, missão e visão.
Intersubjetividade
É a forma como sua marca se conecta ao cliente, de forma humanizada, estabelecendo meios que levem o consumidor a adquirir seu produto.
Significado
Consumir produtos, muitas vezes, está relacionado ao contexto nos quais eles estão inseridos, deixando claro como é importante criar uma marca que realmente signifique algo na rotina e na vida de seus consumidores.
Mentalização
Sua marca precisa ser capaz de ficar gravada na mente dos consumidores, passando a ser parte de sua rotina e estilo de vida.
Comunicação Visual x Identidade de Marca
Ao compreender que uma marca vai muito além de suas aplicações físicas, fica fácil também entender que deve existir uma coerência entre aquilo que a marca quer transmitir com o que, de fato, ela transmite.
Dessa forma, a comunicação visual é uma forma de tornar vivo todos os conceitos subjetivos que uma marca contém, trazendo reflexões como:
- Seu PDV condiz com a experiência que seus consumidores precisam ter?
- Sua forma de comunicar é capaz de, efetivamente, ficar gravada na mente dos seus consumidores?
- Seus produtos, embalagens e itens de comunicação visual transmitem seus valores?
Responder essas perguntas é apenas o primeiro passo para o sucesso de todas as suas campanhas, estando o segundo passo em contar com materiais de marketing que enalteçam a qualidade de todos os seus produtos.
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