Logotipo Petink

COMUNICAÇÃO VISUAL

COMUNICAÇÃO VISUAL

Um mundo sem propagandas

Compartilhe:

petink-blog-dia-da-propaganda

Você já imaginou como seria viver em mundo onde não existisse publicidade e propaganda?

Viver sem comerciais de televisão, sem mídias te levando a comprar ou comer algo, sem propaganda e outdoors, passear sem fotos de modelos usando marcas específicas, mercados sem anúncios de ofertas, ou clínicas sem anúncios de beleza e tratamentos, ou seja, viver sem estar rodeado de propagandas e publicidade.

Seria estranho, não é? Estamos acostumados a viver em um mundo moderno e em desenvolvimento, com publicidades promovendo os mais diversos tipos de produtos em todas as mídias (online e off-line), produzidos para a melhoria da qualidade de vida.

Existem pessoas que não gostam de publicidades e propagandas, e evitam vê-las. Porém, é uma das maiores fontes de entretenimento entregues ao público, uma vez que é por meio dela que tudo acontece: as informações chegam a população, assuntos são criados, assim como novos produtos, ou até mesmo, uma discussão relevante para a sociedade.

Não planejar a comunicação com o seu público

O planejamento é a etapa fundamental para qualquer processo, sendo imprescindível quando falamos de campanhas promocionais.

É nessa etapa que se define o coração da campanha: o tema.

Sobre o que sua empresa irá falar? Por que? Com quem? E com qual objetivo?

O momento ideal para responder a essas perguntas é a etapa de planejamento, justamente porque é a partir dali que serão definidos todos os passos fundamentais para sua construção como, por exemplo: público-alvo, tom de voz, canais de comunicação (digital e offline), entre outros.

É a partir disso também que será possível definir metas claras e objetivas, seja para geração de leads, aumento das vendas ou o sucesso de lançamento de um novo produto. Sem esses dados em mãos, é possível que o orçamento ultrapasse o montante disponível, ou até mesmo que não se tenha recursos humanos necessários para conduzir corretamente a campanha, ou pior, que ela não se comunique com o público necessário, se tornando um fiasco.

Empreendimentos e propaganda

Imagine que você viva em um mundo sem publicidade. Neste mundo, você produz o melhor feijão do Estado; você tem a melhor cafeteria da cidade. Você é o melhor técnico de informática do bairro; você tem uma instituição para ajudar as pessoas, mas ninguém te conhece.

O que seria do empreendimento sem a publicidade? Ela é necessária não apenas para o dono (ser reconhecido, procurado e obter lucros com isso), mas para todas as pessoas inseridas no mesmo contexto, que poderão ter a vida simplificada e/ou melhorada por um bom serviço que foi divulgado.

O desenvolvimento do mundo

É difícil imaginar um mundo sem intervenções e abordagens. Um mundo livre, livre da assessoria de imprensa e até mesmo dos patrocinadores. Cidades sem avisos da prefeitura, jornais com poucas páginas, já que as diversas páginas de anúncios não existirão. Trabalho dobrado para os que trabalham na imprensa, pois não terão publicidades fáceis para desenvolver suas matérias.

Nesse mundo, não haveriam apaixonados por marcas. As pessoas comprariam apenas para suprir suas necessidades, se se importar com o fabricante. Todos saberiam onde ir para comprar o que precisam, em pequenas lojas chamadas simplesmente de “Roupas” ou “Supermercados”. Filmes, novelas e programas de TV seriam bem mais simples, principalmente pela falta de patrocinadores.

As pessoas não seriam estimuladas a consumir, viveriam sempre do mesmo jeito enquanto desse certo; as empresas não veriam necessidade em promover novos produtos para facilitar a vida; não haveria marca “X” ou “Y”. Dessa forma, o desenvolvimento do mundo seria modificado e menos acelerado.

Assim, percebemos que a publicidade influencia todos os âmbitos de nossa vida, mesmo indiretamente. Quem nunca se emocionou com um comercial, ou riu de uma propagando durante a novela, ou experimentou e gostou de um produto de limpeza anunciado na TV?

O mundo real

Depois de imaginar todas essas situações, ficamos aliviados de saber que vivemos onde a publicidade existe e as propagandas estão sempre a nossa volta.

E para sua e nossa alegria, a Petink é apaixonada por desenvolver soluções em comunicação visual para publicidades e para atender todas as suas necessidades! Assim, geramos crescimento profissional e pessoal, prosperidade, realização e sucesso, além do desenvolvimento do mundo!

A Petink conta com mais de 30 anos de história no mercado de comunicação visual. Auxiliamos você na construção de um PDV que é capaz de fazer saltar aos olhos dos consumidores o que há de melhor no seu produto.

Acesse, conheça nossas soluções e fale agora mesmo com um de nossos consultores.

Siga a Petink nas redes sociais: Facebook, Instagram, LinkedIn.

Cadastre-se e receba nossas novidades!