Gestão inteligente e inovação em comunicação visual e tecnologia são os principais trunfos na retomada econômica do setor de comunicação visual no pós-pandemia.
O impacto da pandemia do coronavírus vivida nos últimos anos foi sentido em todos os setores da economia e segmentos industriais, sem deixar de fora o mercado de comunicação visual, que contou com uma queda de cerca de 70% em suas demandas conforme dados divulgados pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica).
Hoje estamos vivendo um cenário de retomada, no qual os desafios consistem em se adaptar à nova realidade e assim romper barreiras para atingir resultados equivalentes ou até melhores que os de antes da pandemia.
Neste cenário existem dois fatores que se destacam, sendo essenciais para retomar o crescimento e sair na frente da concorrência, em especial no setor de comunicação visual. São eles: a gestão inteligente e a inovação em tecnologia.
Na prática, ninguém está completamente preparado para momentos de crise, mas há gestores que sabem lidar melhor com o cenário, sendo capazes de se manter calmos diante de um cenário que não seja muito favorável e que enxergam as oportunidades no momento de retomada, tornando-se um grande trunfo para as empresas.
Montar planejamentos estratégicos, saber direcionar recursos humanos, financeiros e materiais, propor mudanças e decidir sobre o rumo da empresa, são atribuições que apenas os melhores gestores são capazes de conduzir, e que são essenciais para continuar crescendo.
Inovação em comunicação visual
Outro fator importante, que entrou em evidência durante a pandemia, foi a inovação tecnológica.
Após passarmos meses em casa, percebemos o quanto a tecnologia e a digitalização dos processos são fundamentais em nossas vidas, e não é difícil perceber como empresas que se adaptaram mais rápido a essa nova realidade digital, saíram na frente.
Neste cenário, não está apenas a construção de uma nova identidade visual mais digital, mas sim processos que contem com um fluxo mais simplificado, capazes de atrair mais clientes e reduzir custos simultaneamente.
A Petink está há mais de 30 anos no mercado de comunicação visual, e durante esse tempo já passou por diversos cenários de ascensão e recessão econômica do nosso país.
Nossa longevidade no setor se dá justamente por saber lidar estrategicamente com tais cenários, se adaptando e saindo na frente dos seus concorrentes, e dessa vez não seria diferente!
Clique aqui e nos fale um pouco sobre o seu projeto e conte com uma empresa que é referência em comunicação visual há mais de três décadas!