Os chineses são experts em superar crises. Se todos estão chorando pela crise, com certeza eles irão vender lenços de papel. É fato que em época de crise, recessão ou incertezas, todas as pessoas e empresas fecham os bolsos, reduzem investimentos e passam a consumir somente o necessário para a sobrevivência ou continuidade do negócio. Este é o grande erro das empresas!
Abaixo você verá cinco maneiras para sua loja vender mais e aumentar seus lucros.
Estimule sua equipe de vendas
Aqui, o nome do jogo é motivação. Os funcionários precisam estar preparados para atender bem os clientes e saber comunicar as promoções, as novidades e até mesmo as qualidades técnicas do produto. Tudo para que, no final, o consumidor efetue a compra.
Programas de capacitação, treinamentos técnicos e motivacionais podem ajudar a preparar sua equipe. Mas nenhum treinamento adianta se os funcionários não estiverem empenhados em gerar resultados.
Crie uma campanha de incentivo, que premie o desempenho da equipe. Alie essa campanha a uma ação promocional para ficar mais fácil medir os resultados e definir o tempo de duração.
Campanha de engajamento
– O que pode fazer seu cliente voltar? O que faria ele lhe indicar ainda mais para as outras pessoas?
Você bem sabe o quão importante é ser referenciado pelos seus clientes. O boca a boca é fundamental para seu crescimento. Porém, teorias dizem que um cliente mal atendido falará mal de você muito mais vezes que um bem atendido falará bem. Sua arma nesse caso pode ser dar incentivos para quem quer indicar você positivamente. Recompense quem fala bem de sua loja. Crie campanhas onde ao fazer indicações convertidas em visitas ou vendas, seus clientes ganhem descontos ou brindes. Quanto mais pessoas falarem bem de você, mais você vende.
Ninguém conhece seu negócio tanto quanto você, mas acredite que existem outros similares ao seu. Assim, perceba nessas dicas possibilidades para sua loja e adapte-as para sua realidade.
Ofereça descontos e promoções especiais.
Clientes amam uma promoção, então promoção é uma boa forma de aumentar suas vendas em um período curto. No entanto, para tirar vantagem completa do pico de vendas que uma promoção pode oferecer, certifique-se de que muitas pessoas tomem conhecimento dela. Isso pode significar mencionar promoções futuras aos seus clientes, distribuir panfletos, fazer propagandas ou mais. Levante os custos de sua promoção e os benefícios que você poderá ganhar com ela. Abaixo estão algumas ideias para promoções que você pode oferecer:
- Desconto exato em certos produtos (como R$ 20,00 de desconto em qualquer blusa de frio);
- Descontos em porcentagem em certo preço (como 10% de desconto em todas as compras acima de R$ 100,00);
- Promoções de compre X, leve Y grátis (como compre 2 e leve mais um grátis);
- Pacotes por tempo limitado (como compre um tênis até o final do mês e receba 2 pares de meia grátis)
Coloque itens pequenos e baratos perto do ponto de vendas
Uma forma que empresas frequentemente praticam “upselling” (termo em inglês que aproveita a oportunidade de explorar ao máximo o potencial de compra de seu cliente) é posicionando pequenos produtos de compra impulsiva perto do ponto de vendas (no caixa, na fila do caixa, etc.). Como esses itens pequenos são relativamente baratos e oferece gratificação instantânea, clientes frequentemente os adicionarão à compra deles. Com o tempo, os lucros dessas pequenas vendas se acumulam.
Você provavelmente percebeu esse método de “upselling” em prática na fila do caixa do supermercado, onde chicletes, bombons e bebidas são vendidos frequentemente.
Ganha-Ganha
Disposta a manter o movimento de seus restaurantes, a rede Parmê, do Rio de Janeiro, lançou o seu Cartão Fidelidade. ‘A cada nove pratos consumidos, o cliente ganha uma pizza tamanho família ou um prato a escolher’, diz Luiz Antonio Jaeger, diretor de operações. ‘Dos 280 mil cartões distribuídos nas 14 unidades, 15% já se transformaram em benefício’. Iniciativas que oferecem ganho real ao consumidor têm grande aceitação neste momento. ‘As pessoas passaram a valorizar o prazer de fazer um bom negócio, porque economizar faz bem para a saúde’, diz Gabriela Baumgart, gerente de marketing do Grupo Center Norte.
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