O objetivo de qualquer negócio é ter lucro. Se sua loja não esta alcançando o lucro desejado, algo está errado e é melhor descobrir o que está errado rápido. Porque no mundo do varejo competitivo de hoje, a obtenção de resultados é o que conta.
Lojistas de sucesso não são mais talentosos ou mais inteligentes do que você é. Eles simplesmente aprenderam a fazer as coisas de uma maneira diferente e ganhar dinheiro no processo. Separamos cinco dicas para sua loja vender mais.
Peça para os seus vendedores demonstrarem o valor dos seus produtos
Explicando – ou, melhor ainda, “demonstrando” – aos seus clientes como os seus produtos podem tornar a vida deles melhor, você pode dar um toque pessoal e aumentar suas vendas no processo. Você pode querer direcionar seus vendedores a fazer referência aos usos comuns de produtos na venda, ou até mesmo pedir para eles mostrarem ao cliente o uso do produto.
Por exemplo, muitas lojas grandes de departamento têm funcionários que fazem demonstrações de produtos na loja – mostrando aos clientes como cozinhar com grelhas elétricas, como limpar um carpete com limpador à vapor, e assim por diante.
Linha de produtos populares
Crie uma nova linha de produtos mais em conta para atender o seu próprio consumidor, disposto a gastar menos, e para conquistar outras fatias de mercado. Uma multinacional americana, a Mahogany Cosméticos colocou nas prateleiras quatro fragrâncias de sabonete líquido em embalagens de um litro, a R$ 25,00. A versão tradicional, de 420 ml, custa R$ 17,00. O sabonete tamanho família já responde por 10% das vendas
Venda sobre venda.
Você alguma vez já foi à uma lanchonete tipo “fast food” americano e pediu somente um hamburguer e um refrigerante? Com certeza a atendente lhe disse: – Acompanha fritas? Não é verdade? Os “fast foods” são os craques da venda sobre venda. Os atendentes são treinados a oferecer um complemento ao que você está comprando. Pense no seu negócio e treine seus funcionários para fazerem o mesmo. Se você vende roupas, ao vender a calça Jeans para o cliente, ofereça-lhe aquela camiseta que combina com a calça e que vai ficar show. Se você vende sapatos, ofereça também o cinto que combina com o sapato, se você vende celular, ofereça outros acessórios para o aparelho, e assim por diante. O importante é criar esta mentalidade em seus atendentes e continuar com ela após a crise.
Pós-Vendas
‘Mais do que em qualquer outro momento, hoje um pós-venda feito com eficiência e inteligência ajuda a fidelizar o cliente e a construir o seu histórico de consumo’, afirma a consultora Ana Vecchi, da Consultoria Vecchi & Ancona. Mas é preciso ter cuidado para não invadir a privacidade das pessoas e nem importuná-las com um tratamento mais íntimo. Quanto mais profissional, melhor.
Use um programa de fidelidade
Um bom programa de recompensas é uma excelente maneira para vender mais. Os clientes se sentirão como parte de um grupo exclusivo e terão uma oportunidade de economizar dinheiro. Os clientes gostam de ser tratados como amigo e partes da comunidade valorizada.
Programas de fidelização visam incentivar a lealdade à marca e novos negócios. Simples e razoavelmente barato para introduzir, um cartão de fidelidade é carimbado cada vez que um cliente faz uma compra. Quando eles têm bastantes selos que recebem um item gratuito ou com desconto.
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