COMUNICAÇÃO VISUAL

Alavanque suas vendas com as datas comemorativas

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datas comemorativas

Dê uma olhada no calendário. Já reparou quantas datas comemorativas existem durante o ano? Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia das Crianças, Natal, Páscoa… Há sempre uma festa no meio do caminho e com ela, a oportunidade de vender um presentinho.

Para que essa ação estratégica seja bem sucedida é necessário desenvolvê-la de forma criativa, planejada e com antecedência, contribuindo com a divulgação eficaz de sua marca durante as datas comemorativas, períodos em que os consumidores estão mais propensos a efetuar compras.

Adeque a campanha para a data comemorativa

O primeiro fator a ser considerado pelo lojista é o tipo de produto que ele trabalha. O que isso quer dizer? Imagine que sua loja vende apenas tênis masculino. Não fará sentido você realizar investimentos em marketing e oferecer produtos para o dia das mães. Por mais que seja a segunda data comemorativa mais representativa, não terá impacto no seu negócio.

Busque informações de mercado sobre qual produto a sua loja poderá oferecer na data que você planeja realizar alguma ação. Depois disso analise algumas estratégias que poderiam ser adotadas.

Divulgue com antecedência

Após verificar que o seu produto está alinhado com a data comemorativa, você deve começar a analisar como trabalhará para divulgar o seu produto. Qual meio utilizará? Defina um valor para esse investimento. Estes custos devem ser considerados no preço final do produto.

Crie combos especiais de produtos que se complementam, ou mescle produtos de alto giro com produtos de baixo giro que você tem estoque: quanto maior for o seu ticket médio melhor.

Datas sazonais já estão previstas em calendário, até mesmo aquelas que não estão ligadas a datas comemorativas, como a Black Friday, por exemplo. Sendo assim, não espere a última hora para decorar a sua loja, crie um clima de expectativa e chame as pessoas para a sua loja.

Existem sites que já fornecem produtos para sua campanha sazonal, alguns deles, como a Petink, você não tem a necessidade de contratar uma agência ou uma pessoa de criação.

Crie o clima ideal

Para começar, você precisa entrar em clima de festa. Se for Natal, coloque os elementos na sua loja para deixá-la no clima de natal. Coloque mobiles, banners, adesivos que lembrem o tema da data. Selecione os melhores produtos e deixe-os bem à vista do cliente.

Dê flexibilidade para as pessoas presentearem

Muitas pessoas têm medo de comprar presentes que não agradem seus amigos e familiares. Uma forma de contornar essa situação e trazer ainda mais clientes para sua loja em datas sazonais é oferecer vales-presente. Assim você garante a satisfação do presenteador e do presenteado, fazendo com que este último visite seu site e conheça também suas ofertas.

Crie uma isca

Para a campanha sazonal ser eficiente, além de explorar o tema da data em questão, ela deve ser atrativa, com uma abordagem promocional. Contudo, diminuir os preços nem sempre é a melhor estratégia, pois pode impactar em sua margem de lucro. Dependendo das necessidades e expectativas do cliente, a promoção mais adequada pode ser atrelar um benefício extra a um produto “isca”, montar promoções de venda em conjunto ou para compras a partir de uma determinada quantidade ou valor, criar um desconto especial para quem fizer uma segunda compra na loja, entre outras ações.

Contratação de mão de obra temporária

Certamente, sua loja não terá o mesmo volume de clientes como nos dias tradicionais. Nesse caso, considere a possibilidade de contratar (e treinar) vendedores temporários, a fim de oferecer um atendimento com qualidade e praticidade. Lembre-se que o excesso de filas e falta de atendimento pode ser um fator decisivo para o cliente procurar a concorrência!

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