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7 estratégias para fidelizar clientes em seu restaurante

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fidelizar clientes

Atrair e fidelizar clientes devem ser os objetivos básicos de qualquer empresa — ainda mais essenciais quando se trata do seu restaurante. Para ser bem-sucedido, é importante que você saiba investir corretamente, garantindo o retorno esperado com suas ações de marketing. Uma vez constatado o sucesso das estratégias de atração de clientes, o seu desafio passa a ser fidelizá-los em clientes leais, prontos para recomendar seu restaurante a amigos e familiares.

As ações de fidelização podem abranger diferentes aspectos do seu restaurante, desde oferecer um ambiente agradável e manter a equipe de colaboradores motivada, até investir no bom relacionamento com o seu cliente. Continue lendo e vamos aprender juntos algumas estratégias valiosas que você deve adotar para fidelizar clientes e garantir o sucesso do seu empreendimento!

1. Ofereça um ambiente agradável

A satisfação do cliente deve ser, sempre, sua principal preocupação. Ter isso em mente é o primeiro passo para adotar estratégias que garantam o retorno do cliente ao estabelecimento ou, até mesmo, uma indicação para amigos e conhecidos.

Para conseguir criar essa imagem positiva, é importante que você ofereça um ambiente agradável, onde a decoração seja capaz de transmitir os valores do seu negócio e esteja de acordo com a proposta de seu menu, tipo de cozinha e atendimento.

Seja coerente nas suas escolhas e preocupe-se com todos os detalhes, como ar condicionado para os dias mais quentes, música ambiente de acordo o perfil do público, iluminação condizente com a temática escolhida e espaço suficiente para que os garçons possam se locomover entre as mesas e os clientes tenham mobilidade para ir e vir.

2. Mantenha o seu time motivado

Um erro fatal, cometido por muitas das empresas, é não dar a devida importância a sua equipe de colaboradores — o que pode comprometer o sucesso do empreendimento. Imagine-se no lugar de um cliente que escolhe um restaurante, entre tantos outros, para comemorar um evento importante e encontra um garçom pouco disposto a atendê-lo. Para evitar isso, invista em avaliações periódicas e feedbacks pontuais, além de montar um calendário de treinamentos para sua equipe.

Manter seu colaboradores engajados em atender bem é mais fácil do que se imagina. Basta dar início a um trabalho contínuo de gestão de equipe que bons resultados logo começarão a aparecer — e seus clientes vão, certamente, notar.

3. Transforme seu cardápio em experiências

Por mais óbvio que possa parecer, todo restaurante precisa desenvolver um cardápio atraente para seu público-alvo e oferecer pratos com uma boa apresentação. O destaque do seu negócio é a comida, por isso invista em bons profissionais de cozinha, crie pratos únicos e certifique-se de que seus garçons conhecem o menu e sabem apresentar sugestões. Um bom atendimento, somado a uma comida saborosa e bem preparada tem tudo para transformar esse momento em uma boa experiência para o cliente.

As oportunidades para conquistar um cliente são poucas e devemos aproveitá-las sempre que surgem. Afinal, um cliente satisfeito pode ser sua melhor ação de marketing! Com o crescente uso da internet, páginas de avaliação de estabelecimentos e recomendações nas redes sociais desempenham um papel importante na escolha de um restaurante.

4. Incentive seu cliente a voltar mais vezes

Os famosos cartões de fidelidade podem ser extremamente úteis para o seu restaurante. A nossa recomendação é que, ao planejar este tipo de ação, você leve em conta as características do seu público para verificar a melhor forma de operacionalizá-la. O cartão de fidelidade pode ser oferecido na forma de um cartão impresso ou magnético, check-ins online no Facebook ou Swarm, cupons de desconto para a próxima visita ou cadastro no site.

A ideia é incentivar o cliente a retornar a seu estabelecimento, oferecendo vantagens de acordo com seu consumo. O que importa neste tipo de ação é escolher os benefícios certos para o seu público, que podem ser, por exemplo, descontos, pratos predefinidos ou à escolha do cliente.

5. Ofereça promoções

Outra forma de fidelizar clientes é por meio de ações promocionais dos pratos mais pedidos, combos com bebidas ou ofertas de sobremesas. É importante que você leve em consideração os hábitos de consumo do seu público na hora de definir as suas promoções e estabeleça dias estratégicos para oferecê-las. Elas irão ajudar a manter um fluxo ativo de pessoas no seu estabelecimento em dias de pouco movimento.

Aproveite para divulgar as novas promoções com displays nas mesas ou informativos próximos aos caixas e totens na entrada do restaurante. A comunicação visual é uma grande aliada na divulgação de promoções!

6. Aproveite a força das redes sociais

O grande desafio das marcas nas redes sociais — e, ao mesmo tempo, a maior vantagem do uso de redes — é conseguir gerar engajamento em seus clientes. O primeiro passo para isso é fazer com que sua página seja encontrada por seu público. Aproveite os cartões de fidelidade e a divulgação de promoções para apresentar a página de seu estabelecimento nas redes sociais.

O seu material promocional também pode ser um bom espaço para incentivar avaliações positivas do seu restaurante na internet. Além dos sites especializados em restaurantes, redes como o Facebook oferecem um espaço dedicado para inserir comentários e avaliar um estabelecimento com estrelas, em uma escala de 1 a 5.

Mas cuidado: se você optar por criar um perfil em qualquer rede social é essencial que faça a manutenção diária da página, publicando conteúdo com frequência e respondendo às mensagens, principalmente as críticas. Demorar em responder uma crítica pode influenciar outros clientes negativamente.

7. Peça um feedback para os seus clientes

Incentive seus clientes a apresentarem sugestões e críticas por meio de um canal direto, seja um formulário de pesquisas próximo do caixa, e-mail do SAC ou uma área em seu site reservada à comunicação. O mais importante, nesse caso, é que o cliente receba uma resposta em curto prazo.

Analisando o conjunto de sugestões e reclamações apresentadas em um determinado período, você poderá melhorar os processos do seu restaurante, verificar itens que precisam ser modificados, valores que precisam ser revistos ou ocorrências que precisam ser evitadas. Com base nesta pesquisa, também é possível estruturar treinamentos específicos para os colaboradores e gerentes do seu restaurante.

Seguir essas sete estratégias para fidelizar clientes resultará em melhorias internas e investimento inteligente em ações de marketing, o que se traduz em maior retorno financeiro no curto e médio prazo.

Agora queremos saber, você já adota alguma das estratégias que comentamos aqui? Deixe seu comentário no post. Queremos a sua opinião!

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