Assim como qualquer tipo de negócio, existem algumas características que são básicas para o bom funcionamento e o sucesso de um restaurante. Comida boa, um ambiente limpo e agradável, qualidade no atendimento, rapidez e conforto para um cliente são alguns deles.
No entanto, não basta focar apenas nestas características para ter êxito na gestão de um empreendimento do ramo da alimentação. Existem diversos outros pontos importantes que devem ser levados em consideração. Podemos destacar um segmento que é básico para o sucesso: a comunicação!
Os restaurantes estão entre os tipos de negócio que mais dependem da comunicação visual, em especial a offline. Como o momento de compra do consumidor acontece dentro do espaço físico do estabelecimento, torna-se necessário que o ambiente seja utilizado para contemplar pontos de contato entre empresa e consumidor.
Além de tudo, é o tipo de estabelecimento que acaba também se relacionando com seu entorno, e uma das melhores formas de fazer isso é por meio de materiais promocionais. Veja só estes 7 tipos de materiais promocionais que separamos para você implementar em seu restaurante!
Comunicação visual
Assim como qualquer outro negócio, toda campanha que envolva materiais promocionais precisa ter um investimento prévio em uma identidade visual que faça sentido para o estabelecimento.
Neste ponto, podemos incluir uma logomarca, assim como todo o material de papelaria que a empresa possa ter. São esses materiais que auxiliarão principalmente no relacionamento com fornecedores e na inserção da sua marca na realidade deles: envelopes, papéis timbrados, assinaturas de e-mail, etiquetas etc.
Cartões de visita
A relação entre clientes e restaurante se dá principalmente no ambiente do próprio estabelecimento, e uma das formas mais clássicas de comunicação nesses casos ainda é o cartão de visita.
Nele, é importante contemplar a identidade visual que caracterize o restaurante, o nome e tipo de comida servida. É fundamental também ter todos os contatos da empresa, afinal de contas, esse é o principal motivo para se ter um cartão de visita: poder informar rapidamente todos os contatos. Vale aqui inserir pelo menos o telefone, o endereço, o horário de funcionamento, o e-mail e as redes sociais, quando for o caso.
Panfletos e folders
Entre as formas mais tradicionais de comunicação por meio de materiais promocionais, esta é, sem dúvida, uma das mais clássicas. Panfletos e folders existem desde que as empresas passaram a divulgar seus serviços e produtos para os mais variados clientes. Falando em variedade, esta é uma forma de divulgação que permite uma ampla gama de formatos e tipos de materiais promocionais.
Panfletos e folders são materiais versáteis que permitem a sua criação segmentada para uma ação, como uma promoção específica, ou ainda para divulgar uma novidade no cardápio do estabelecimento, por exemplo. Os formatos podem variar bastante também, dependendo do objetivo e do local onde será feita a distribuição, já que eles podem ter várias dobras diferentes e formas de propor a interação com a pessoa. Podem ser distribuídos fora do restaurante ou dentro, dependendo do objetivo.
Totens
Totens costumam ser instalações criadas para ocupar um lugar no espaço físico do restaurante, em geral para comunicar alguma situação específica. Pode servir de apoio para folders e panfletos, ou ainda ter uma outra comunicação específica que não dependa de outros materiais promocionais.
Existem totens estáticos que apenas comunicam uma ideia, e outros ainda mais tecnológicos que podem cumprir outros objetivos, como conter um tablet para pesquisa de satisfação de clientes. Se forem colocados na região do caixa ou onde costuma se formar uma fila, os totens podem cumprir uma meta de comunicação em um momento onde é bastante válido distrair os clientes.
Jogo americano personalizado
O momento de espera da comida é uma das horas em que o cliente de um restaurante mais pode se sentir lesado e reclamar, em especial se acontecer algum imprevisto e a comida começar a demorar para sair. Nessa hora de espera na mesa, é importante que algumas distrações sejam oferecidas ao cliente, justamente para melhorar a experiência dele no local e ainda oferecer um conteúdo diferenciado.
Esses jogos americanos podem conter as mais variadas comunicações: é possível inserir conteúdos relevantes, como é o caso de alguns que colocam notícias; é possível ter conteúdo interativo, tanto que interaja com o prato que será colocado, quanto com o estabelecimento como um todo; ou, ainda, é possível que o seu restaurante venda esses espaços publicitários, especialmente se você tiver um estabelecimento com bastante fluxo de pessoas.
Cartão fidelidade
Muitas vezes, um único material promocional pode se desdobrar em outros, e este é o caso do cartão fidelidade, que pode tranquilamente ser considerado um desdobramento do cartão de visitas. O objetivo de um material promocional como esse é bastante simples: premiar os clientes mais fiéis com benefícios exclusivos.
Normalmente, o benefício inclui uma refeição de graça para todos aqueles que comprarem por uma quantidade de vezes específica. É muito comum encontrar esse tipo de material em restaurantes que têm buffet por quilo. Se for o caso, a iniciativa pode prever também um plano de fidelidade com mais benefícios, além dos oferecidos no cartão.
Placas
Como falamos acima, muitas vezes os restaurantes se relacionam com a região da cidade onde estão localizados, especialmente se o estabelecimento estiver presente em uma região central com muitos espaços comerciais e corporativos.
Se um restaurante não investe na comunicação presente fisicamente no espaço, é possível que algumas pessoas passem por ele e não percebam sua existência. Por esse motivo, o último tipo de materiais promocionais que vamos citar aqui são as placas.
Placas de sinalização podem ser usadas de várias formas em um restaurante. É possível ter uma placa grande na frente com nome, logo, slogan etc., para sinalizar que é ali o local. Pode ser colocada uma placa na frente, ou mesmo na entrada, com cardápio e eventuais promoções, assim como placas presentes dentro do estabelecimento para sinalizar locais ou possíveis promoções para os clientes. Como elas podem ser de vários materiais e tamanhos diferentes, vale lembrar também que as possibilidades com materiais desse tipo são inúmeras.
Estes são os 7 materiais promocionais que acreditamos estarem entre os mais importantes para o sucesso de um restaurante. Quer ver seu restaurante cheio? Invista em materiais promocionais! Não deixe de fazer seu comentário!
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