Essa é uma pergunta que muitos de nós fazemos. A fim de sobreviver em um mercado com muitas lojas temos que ser criativo para chamar a atenção dos clientes.
Não é possível fechar as portas da C&A, desligar o site da Netshoes, então, todo o seu foco tem que ser sobre a forma de atrair clientes para sua loja, mantendo-os lá, vendendo-lhes algo e convidando-os a voltar, abaixo listamos cinco dicas para você fazer isto.
Apontar as pessoas na direção certa.
Se suas instalações são um pouco fora do caminho, verifique se você está bem sinalizado. Colocar sinais em lugares mais movimentados para apontar clientes potenciais em sua direção. Deixe as pessoas saberem que o seu negócio fica nas proximidades. Digam-lhes como eles podem se beneficiar ao visitar você.
Explore a sua vitrine.
– Como sua loja fica visível? Como ela chama a atenção dos olhos?
A vitrine da loja é o melhor espaço para comercializar seus produtos e para passa-los aos clientes, por isso certifique-se que o que você tem de melhor e de mais atraente esta lá. Não tente colocar muitas coisas ou sobrecarregar a vitrine. Colocar uma quantidade limitada de produtos é muito mais proveitoso.
Roupas como vários outros tipos de produtos, são feitos para os olhos. Mais do que vestir bem, elas precisam ser bonitas. Agradar a quem as vê é fundamental para que sua loja apareça e venda mais.
Chamariz
Promova ações de relacionamento, de entretenimento, faça eventos temáticos, chame o cliente para dentro da loja, recomenda Marcelo Heidrich Neto, da Ponto de Criação, agência de comunicação de marca. Foi com a implantação do Espaço do Chef, uma área voltada aos chefs de cozinha e futuros profissionais, que a Doural, loja de utilidades domésticas, de São Paulo, virou referência entre os apreciadores da gastronomia. Depois de inaugurado, o espaço, ampliou nossas vendas em 25%, afirma o sócio Fernando Abdalla.
Pode Pegar
Se o cliente está reticente, que tal eliminar as barreiras de acesso à loja? Diga ‘não’ aos vendedores com ar de superioridade, aos balcões e, se for o caso, até à porta de entrada. Quanto mais o produto puder ser tocado, maior será a chance de venda, afirma Eugênio Foganholo, da Mixxer, consultoria de varejo e bens de consumo. Um exemplo clássico e inspirador nos dias de hoje, é a mesa de experimentação instalada nas lojas da rede O Boticário, que permite ao cliente usar qualquer produto sem ser incomodado. Mais do que nunca, é hora de colocarmos o aviso: pode pegar, no lugar do tradicional não toque, aconselha Foganholo.
Trate seus clientes como a realeza
Lojas de caixa grandes perdem seus aspectos de atendimento personalizado. Uma das maiores razões que os clientes gostam de lojas populares é por causa de suas relações íntimas e simpatia. A melhor coisa que você pode dar a um cliente é um sorriso. Ajude a todos da melhor maneira possível. Dê aos clientes resoluções rápidas e eles vão crescer ligados a seus funcionários e a sua loja.
Seja um amigo de seus clientes em primeiro lugar e deixe que a venda siga a confiança que você inspira. É através desses relacionamentos pessoais que você vai atrair clientes para sua loja. Afinal, ninguém quer ser tratado como mais um e sim como único.
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